Trabalhos

Nova Inscrição Painel do Inscrito

NORMAS PARA TRABALHOS CIENTÍFICOS – CONGRESSO ABRAVES 2022

1. INFORMAÇÕES GERAIS

- Os trabalhos deverão conter informações originais nas diversas áreas de estudo da suinocultura, não tendo sido publicados em outros congressos e eventos.

- Não serão aceitas revisões de literatura ou monografias. Casos clínicos (relato de caso) serão aceitos, desde que tenham tema relevante para suinocultura. No caso de relato de caso, esta informação deverá constar no título do trabalho.

- Ao inscrever o trabalho o autor autoriza a ABRAVES a publicar a obra de sua autoria, em publicação impressa, internet, CD-ROM ou em qualquer outra mídia.

- Em caso de utilização ou teste de produtos, citar apenas o princípio ativo utilizado e dosagens, não sendo incluído o nome comercial de produtos.

- Após a resposta quanto à aprovação do trabalho, este será apresentado em forma oral ou de pôster, conforme resultados de seleção para apresentação oral e cronograma a ser divulgado.

- No momento da submissão os autores indicarão a área do trabalho dentre as opções: sanidade; nutrição; produção e manejo; reprodução e genética ou; One Health.

 

2. FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

- Os trabalhos deverão ser digitados no Microsoft Word, fonte Arial, justificado e espaçamento simples entre linhas.

- Estrutura de página: margens superior, inferior, direita e esquerda: 1,5 cm.

- O resumo deverá ser constituído de no máximo duas páginas em formato A4.

- Idioma: Português ou Inglês.

 

3. ELEMENTOS DO TRABALHO CIENTÍFICO

O corpo do trabalho deverá ser composto dos seguintes itens, obrigatoriamente: Título, Autores, Afiliações, Palavras-chave, Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão, Conclusões, Referências. Podem ser Incluídas Tabelas e Figuras desde que não ultrapasse o limite de páginas. O modelo de formatação do trabalho científico está disponível no site do evento.

-TÍTULO: Deve ser objetivo e conciso. Evitar construções como "Efeito de", "Contribuição ao", "Influência de".

- O título deverá ser em português (inicial maiúscula, negrito, Arial, 14pt, centralizado) e logo abaixo em inglês (inicial maiúscula, itálico, Arial, 12 pt, centralizado).

- Abaixo do título deverá constar o nome, e-mail e vínculo institucional dos autores.

- O nome dos autores deverá ser em fonte Arial, 12 pt, centralizado, constando nome e sobrenome, sendo os diferentes nomes separados por “,”. Autor apresentador deve ter o nome sublinhado, não sendo obrigatório que seja o primeiro autor. Autor para correspondência deve conter um “*” logo após o nome.

- Para afiliação, os autores deverão ser identificados com um número sobescrito. Na linha abaixo deverá vir a afiliação antecedida do número correspondente, também sobescrito em fonte Arial, 9pt, centralizado. Incluir o endereço eletrônico apenas do autor para correspondência (*)

- INTRODUÇÃO: descrição concisa do estado da arte em relação ao tema pesquisado utilizando referências pertinentes. Ao final da Introdução, deverão constar os objetivos do estudo. Fonte Arial, 10pt, justificado.

- MATERIAL E MÉTODOS: deverão ser incluídas, de forma resumida e objetiva, informações que possibilitem outros pesquisadores repetirem o estudo. Referenciar as técnicas padronizadas, os procedimentos metodológicos e os materiais utilizados. Ao final, deverá constar o método estatístico utilizado para se chegar aos resultados. Fonte Arial, 10pt, justificado.

- RESULTADOS E DISCUSSÃO: devem oferecer uma descrição sintética das novas descobertas. Neste item serão inseridas as tabelas, gráficos e similares, conjuntamente com interpretações e comparações. Deverá relacionar os resultados com conhecimentos existentes (uso de publicação de outros pesquisadores) e salientando, principalmente, achados inéditos da pesquisa e a causa/consequência de tal descoberta. Fonte Arial, 10pt, justificado.

-TABELAS E FIGURAS: deverão ser autoexplicativas e constar junto com os resultados. Não deverão ser utilizadas linhas verticais na tabela. As tabelas e figuras devem ser inseridas após as referências. Fonte Arial, 10pt, justificado.

- CONCLUSÕES: síntese conclusiva, embasada principalmente nos resultados obtidos. Deverá responder aos objetivos propostos. Fonte Arial, 10pt, justificado.

- REFERÊNCIAS: As citações no corpo do texto deverão seguir os seguintes exemplos: Jordan (1985), Magalhães e Blum (1999) ou Bala et al. (2011). Usar et al. quando tiver três ou mais autores na citação. Fonte Arial, 8pt, justificado.

Na seção REFERÊNCIAS, inserir somente as utilizadas no texto, organizadas em ordem alfabética (considerando o sobrenome dos autores) e não numeradas. Deve-se evitar referências de internet, resumos de congressos, livros, teses e dissertações. No caso de usá-las, deve ser seguido:

Livro: Autor(es) do livro. Título do livro. Edição (se for o caso). Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação. Páginas.

Dissertações e teses: Autor. Título do trabalho [tipo do documento]. Cidade de publicação: Editora; Ano de defesa do trabalho.

Anais de congressos: Autor(es) do trabalho. Título do trabalho. Título do evento; data do evento; local do evento. Cidade de publicação: Editora; Ano de publicação.

O modelo de formatação do trabalho científico está disponível no link abaixo

MODELO RESUMO ABRAVES 2022

 

4. AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os resumos serão avaliados pela Comissão Científica da ABRAVES, seguindo os seguintes critérios:

- Somente serão avaliados os trabalhos que se adequarem as “Normas para Trabalhos Científicos”, apresentadas anteriormente.

- Os trabalhos serão avaliados de acordo com critérios de rigor científico, adequação metodológica e coerência entre objetivos e conclusões.

- Trabalhos subdivididos, isto é, que nitidamente apresentem continuidade em dois resumos serão reprovados.

- Os trabalhos serão ACEITOS ou REPROVADOS, não havendo possibilidade de correção do texto ou formatação do resumo.

- A Comissão Científica da ABRAVES é soberana nas suas decisões.

- Os melhores trabalhos de cada área serão selecionados para apresentação oral.

 

5. ENVIO DOS TRABALHOS

A submissão deverá ser feita somente via site do evento até a data que em breve será definida.

Cada inscrição dá direito a submeter apenas um trabalho científico ou caso clínico.

O Trabalho Científico e o Caso Clínico deverão ser enviados em formato Word for Windows, padrão 6.0 ou superior e salvos na extensão .doc. (material enviado em pdf não será aceito).

- O período de submissão de resumos esta aberto e o prazo final será divulgado posteriormente.

Não será autorizada a substituição do trabalho a ser publicado após o recebimento pela Comissão Científica.


6. APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO EVENTO

6.1 Pôster

- Todos os trabalhos serão apresentados na forma de pôster, mesmo que este tenha sido selecionado para a apresentação oral.

- O pôster deve ser identificado pelo código ID fornecido pelo sistema de envio de trabalhos (#número) no canto superior direito.

- Dimensões: O pôster será em formato impresso no tamanho de 90 x 120 cm.

- Organizar as unidades do pôster de forma lógica, ordenadas do alto a baixo ou da esquerda para a direita, de modo que as ideias centrais sejam facilmente compreendidas. Utilizar o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas e gráficos.

- Todo material necessário para afixar o pôster no painel é de responsabilidade do autor. Recomendamos impressão em lona ou papel, com canaletas/bastão superior e inferior, para facilitar a fixação, pois os painéis são de fórmica (branca).

- Horário de fixação e retirada: Será informado posteriormente.

- Horário de apresentação do pôster: Será informado posteriormente.

 

6.2 Apresentação oral

- A critério da comissão científica, alguns trabalhos serão selecionados para apresentação oral. Ao receber o aceite para a apresentação do pôster, o autor será informado se foi selecionado para apresentação oral.

- O tempo disponível para a apresentação oral será definido pela comissão científica e posteriormente informado aos autores cujos trabalhos foram selecionados.

- A apresentação poderá ser realizada com apoio de uma apresentação no modelo power point, sendo disponibilizado um arquivo template no modelo da ABRAVES (o template não deverá ser alterado para a realização da apresentação).

- O uso de logotipo de empresas ou nome comercial de produtos não deverá ser empregado ao longo da apresentação oral.

- Horário e local: Será informado posteriormente.

 

  

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